Alunos do Ateneu são destaque em competição científica
Direcionada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a OBQJr tem por objetivo estimular o interesse dos jovens pelas Ciências da Natureza, especialmente a Química, contribuir na melhoria do ensino, além de identificar novos talentos na área.
A primeira fase da competição aconteceu em setembro de 2020. Devido à pandemia do novo coronavírus, a segunda foi realizada no mês passado.
O professor Herbert Dias, que orientou os alunos durante a OBQJr, não ministra mais aulas no Ateneu, pois assumiu um cargo em uma instituição federal. Mas, não deixou de parabenizar os jovens pela conquista.
Para ele, as olimpíadas do conhecimento são meios importantes para a inserção dos alunos em estudos sistemáticos e aprofundados sobre os conteúdos que serão abordados durante sua formação acadêmica e profissional, além de contribuir para o conhecimento de mundo do mesmo.
Talentos da competição
O aluno Gabriel Lacerda acredita que tanto a prova, como o resultado serviram de aprendizado para a vida.
“Além de ter sido uma ótima experiência, o resultado irá agregar muito no meu histórico acadêmico. Agradeço a escola e ao professor Herbert, porque sem eles nada disso seria possível”, comenta.
Bruno de Carvalho diz que a OBQJr é o maior exame nacional de química do Ensino Fundamental. Muitos alunos, de todo o Brasil, se preparam anualmente para realizar o exame. Com os alunos do Ateneu não foi diferente.
“Participar desta competição é importante, não apenas pelas premiações, mas principalmente pelo conhecimento adquirido nas preparações. Não há como descrever a alegria que senti ao receber a notícia da conquista da Menção Honrosa. Foi uma sensação de felicidade, misturada com um sentimento de dever cumprido. Agradeço a Deus, ao professor Herbert, aos colegas e à minha família. Sem o apoio de vocês, com certeza, não seria possível”, assegura.
Gabriel Buzo também está feliz por ter recebido a Menção Honrosa na Olimpíada de Química Júnior 2020.
“Agradeço ao Ateneu Barão de Mauá pelo apoio durante as fases da competição, especialmente ao professor Herbert, pois ele fez toda diferença, incentivando e dando todo suporte necessário. Sempre acreditou e confiou em mim e também nos meus colegas de turma”, finaliza.