Alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio participaram do Ateneu e as Profissões. Na ocasião, convidados de diversas áreas realizaram palestras on-line para estimular os jovens a conhecer procedimentos e processos que farão parte de suas futuras carreiras.
Alunos do Ateneu são premiados na OBA
Alunos do Ateneu Barão de Mauá receberam medalhas e certificados na 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A competição é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio em todo território nacional e no exterior, em escolas de língua portuguesa.
A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Destaques
Os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Ateneu receberam medalhas na competição. Diego Soares Gual Menegucci e Eloá Duó Lima conquistaram a prata. Sofia Duó Lima faturou a de bronze.
De acordo com o professor de Física e Robótica do Ateneu, Daniel Franzé, a participação em olimpíadas científicas como a OBA proporciona uma experiência única para os alunos, pois estimula o interesse em temas que vão além do currículo escolar.
“Geralmente, os estudantes têm interesse em aprender algo além do que veem no dia a dia. A importância de participar de uma olimpíada científica é o próprio aluno buscando o seu conhecimento. Receber as premiações é um estímulo, não só para eles continuarem nos próximos anos, como para os outros que estão vindo”, comenta.