Acessos

Ateneu Barão de Mauá promove atividades lúdicas para comemorar e conscientizar sobre o Dia Mundial da Água

No dia 20 de março, o Ateneu Barão de Mauá realizou o projeto “Se cuidar não vai faltar”, em homenagem ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. A atividade envolveu as turmas do Maternal, Nível 1 e Nível 2 em uma proposta lúdica e interativa voltada à conscientização sobre a importância da água.

Organizadas pelas professoras Tailine e Letícia, as ações aconteceram em diferentes espaços preparados no pátio da escola, com dinâmicas que estimularam o aprendizado por meio da brincadeira. Entre as atividades, as crianças participaram de momentos como dar banho em bonecos, lavar carrinhos, brincar em uma minicozinha e com bexigas cheias de água. A escola também estava decorada com painéis temáticos com desenhos feitos pelos alunos.

A proposta teve como objetivo ensinar, de forma prática, que a água é essencial para a vida, além de incentivar hábitos como evitar o desperdício, cuidar do meio ambiente e adotar atitudes simples do dia a dia, como fechar a torneira enquanto se ensaboa no banho ou quando lava pratos durante a louça.

Segundo a professora Tailine, responsável pela atividade, a iniciativa buscou unir aprendizado e diversão. “Preparamos uma proposta diferente para que as crianças pudessem interagir com a água e, ao mesmo tempo, compreender a importância de preservá-la, manter os rios limpos e cuidar do ambiente onde vivem. Foi um momento de brincadeiras, mas também de muita conscientização”, destaca.

A professora Letícia também reforça o papel das atividades no desenvolvimento dos alunos. “Trabalhamos a conscientização sobre o uso da água de forma prática, mostrando para as crianças para que ela serve no dia a dia, como no banho, na alimentação e na limpeza. Assim, elas começam a entender a importância desse recurso desde cedo”, afirma.

A Coordenadora Pedagógica, Geovana Alves de Carvalho Bernardes, destaca o impacto das atividades no aprendizado dos alunos. “As atividades lúdicas deste projeto são essenciais para que as crianças compreendam, de forma simples e divertida, a importância da água em suas vidas. Ao brincar e vivenciar situações do dia a dia, elas desenvolvem a consciência sobre o uso responsável, aprendendo que pequenas atitudes fazem a diferença na preservação desse recurso tão precioso”, afirma.

Além das vivências, os alunos também participaram da confecção de materiais como garrafinhas e saquinhos temáticos, e receberam bexigas em formato de gota como lembrança da atividade.

Postada em 23/03/2026 por Mauro Delle
Jornalista: Mauro Marinho
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
29 janeiro 2021

O Encontro Pedagógico do Ateneu Barão de Mauá 2021 teve início no dia 21 de janeiro.

Notícias
03 fevereiro 2025

Retorno das aulas no Ateneu Barão de Mauá tem tema inspirado no universo

Notícias
03 junho 2024

No dia 28 de maio, como parte das comemorações dos 58 anos do Centro Universitário Barão de Mauá e do Ateneu, foi realizado um café da manhã especial para colaboradores.