
Os alunos do 6º ano do Ateneu Barão de Mauá participaram de mais uma atividade nas aulas de Espanhol. Desta vez, eles construíram árvores genealógicas.
Segundo a professora Andréia Conti, a equipe responsável pelo Ateneu Literário é formada por estudantes dos oitavos anos. Mais que um incentivo à leitura, o objetivo principal do projeto é a valorização dos textos produzidos pelos alunos, dando a eles um destino social.
“O Ateneu Literário, ainda visa incentivar o uso de ferramentas digitais para o layout dos textos produzidos, como também desenvolver o protagonismo dos alunos em todo o processo que vai desde a elaboração, perpassando pela seleção dos textos até ao produto final”, comenta.
Depoimentos dos participantes
Na opinião da Maria Luísa Fragoso Vieira, o Ateneu Literário trouxe facilidade para trabalhar com diferentes gêneros de textos.
“A minha experiência no projeto foi gratificante, porque o texto que eu escrevi foi de um gênero, que eu nuca tinha trabalhado. Eu pretendo participar da próxima edição e ter o meu texto selecionado novamente para integrar a coletânea. O projeto incentiva à leitura e à escrita, mas também traz novos conhecimentos”, relata a aluna do 9º B.
Gabriel Lacerda Miguel Nicolau escreveu textos para a coletânea e também integrou a equipe responsável pelo projeto. Ele conta um pouco de sua experiência neste trabalho.
“Eu participei de duas formas, no lado da produção de textos e na seleção dos trabalhos. Foi muito interessante, porque eu consegui ver todo o empenho que a equipe teve para construir a coletânea. No final, ainda conseguimos produzir um texto que pode ser lido em qualquer faixa etária. O Ateneu Literário proporciona aprendizado e integração entre os estudantes”, comenta o aluno do 9º A.
Para João Otávio Silva Reis, que participou em duas edições do Ateneu Literário, o projeto é incrível.
“A atividade estimula os alunos a escrever, inventar histórias e desenvolver a criatividade. Eu tenho orgulho de ter feito parte dele”, afirma o aluno do 8º C.
Juliana Sisdeli Brunini diz, que foi uma honra participar do Ateneu Literário.
“A professora Andréia deu liberdade para a equipe de seleção dos trabalhos e apoiou em tudo o que precisávamos, tirou nossas dúvidas e nos ensinou como prosseguir. Foi uma realização sentir que eu fiz parte de algo tão único e importante, quanto a escolha dos textos. Eu adorei fazer parte deste projeto e se pudesse, faria tudo novamente, porque foi uma experiência grandiosa”, disse a aluna do 9º A.
Maria Clara Romero Rodrigues, concorda com a opinião da colega e diz que é extremamente grata por tudo o que o Ateneu Literário ofereceu.
“Foi um período de empenho, amor e dedicação, mas que teve muito para nos oferecer. Todos nós estávamos unidos em um único objetivo para que tudo desse certo. Eu tive o prazer e a alegria do meu texto ter sido selecionado. O Ateneu Literário é uma experiência inesquecível”, finaliza a aluna do 9ºB
Quer conhecer os textos que compõem a 2ª edição da coletânea? Clique aqui e confira.
Os alunos do 6º ano do Ateneu Barão de Mauá participaram de mais uma atividade nas aulas de Espanhol. Desta vez, eles construíram árvores genealógicas.
Os alunos do 8º ano do Ateneu Barão de Mauá escreveram resenhas críticas sobre o filme “Diários de Motocicleta”, dirigido pelo cineasta Walter Salles. A iniciativa fez parte das atividades das aulas de espanhol, ministradas pela professora Gisele Simões Colla.
O Ateneu Barão de Mauá organizou uma manhã de palestras, no dia 4 de junho. O objetivo do evento foi proporcionar aos alunos um contato com profissionais de diferentes áreas para que pudessem obter informações que facilitem a escolha profissional.