Lucas Ferreira Silva, aluno da 3ª série A do Ensino Médio do Ateneu, está na final do Desafio Master Barão. A gincana de conhecimentos on-line é realizada pelo Centro Universitário Barão de Mauá e reúne alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto e região em uma grande maratona. A última etapa da competição será realizada hoje (12).
Alunos do Ateneu Barão de Mauá visitam laboratório para experimento prático
Alunos dos 4ºs anos do Ateneu Barão de Mauá visitaram, na última sexta-feira, 15 de maio, o Laboratório de Zoologia do Centro Universitário Barão de Mauá para a realização de experimentos práticos alinhados ao estudo do processo de fotossíntese. A atividade foi conduzida pelas professoras Hellen Cristina Silva e Sumara Piola. O experimento buscou explorar de forma prática o tema por meio da observação da planta aquática elódea, estimulando a curiosidade científica dos estudantes.
A atividade foi dividida em duas estações: uma iluminada e outra sem fonte de luz, coberta por uma caixa. Nos béqueres de 1L, foi colocado um funil com a planta elódea dentro e, depois, adicionada água com bicarbonato até cobrir o funil por completo. Em seguida, a mesma solução foi despejada dentro do tubo de ensaio, que foi encaixado invertido no funil. Por meio desse procedimento, foi possível observar a liberação de oxigênio pela planta através do tubo de ensaio.
Para a professora Hellen, a atividade foi um sucesso, reforçando que unir a teoria à prática é essencial para a vivência dos alunos. “Foi muito divertido, as crianças ficaram empolgadas e puderam observar na prática uma representação dos processos da fotossíntese. Muitos alunos saíram do laboratório dizendo que queriam cursar Biologia no futuro”, comentou.
Os alunos do 5º ano do Ateneu participaram de uma integração para o Ensino Fundamental II, na segunda-feira (15). Foram realizadas aulas e visitas aos laboratórios que farão parte de suas vivências estudantis no ano que vem. As crianças foram divididas em três grupos, que se alternaram entre as atividades.