Acessos

Visita ao Museu Casa de Portinari

No dia 30 de novembro, os alunos dos 3°s, 4°s e 5°s anos do Ateneu Barão de Mauá, acompanhados pela diretora Prof.ª Vera Carlotti e professores, vivenciaram uma rica experiência cultural ao visitarem o Museu Casa de Portinari, localizado em Brodowski. O local, antiga residência de Candido Portinari, é um testemunho da forte conexão do artista com suas raízes e origens.

Tombada pelo Iphan em 1968 e adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo em 1969, a casa foi transformada em um museu que preserva as experiências e técnicas de Portinari em pinturas murais. Inaugurado em 1970, o complexo, composto por uma casa principal e anexos, reflete a simplicidade típica do interior.

Durante a visita, os alunos foram surpreendidos ao encontrar, por acaso, João Cândido Portinari, filho do renomado pintor, que participava de um simpósio na cidade. A diretora Prof.ª Vera Carlotti compartilhou a emocionante experiência.

"Estivemos por mais de uma hora com ele na praça em frente ao museu, interagindo com nossas crianças. Foi gratificante ver João Candido Portinari dar autógrafos, responder às perguntas das crianças e nos parabenizar pelo trabalho da escola. Essa visita não apenas enriqueceu o repertório cultural dos alunos do Ateneu, mas também proporcionou um encontro único com a história e a arte que moldaram a identidade cultural do Brasil, por meio do legado imortal de Candido Portinari”, comenta Vera.

Postada em 12/12/2023 por Rogéria Carla Gamba Garcia
Jornalista: Rogéria Garcia
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
07 fevereiro 2022

Há mais de 30 anos, o Ateneu Barão de Mauá realiza o projeto “Meu primeiro livro”, que traz histórias produzidas pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I. No dia 13 de dezembro de 2021, aconteceu o lançamento de mais uma edição.

Notícias
26 maio 2023

No dia 26 de maio, o Ateneu Barão de Mauá completou 57 anos e, para comemorar a data, os alunos do 4º ano C do Ensino Fundamental I fizeram uma apresentação para as demais turmas da escola.

Notícias
10 junho 2021

Alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio participaram do Ateneu e as Profissões. Na ocasião, convidados de diversas áreas realizaram palestras on-line para estimular os jovens a conhecer procedimentos e processos que farão parte de suas futuras carreiras.