Acessos

Visita ao Museu Casa de Portinari

No dia 30 de novembro, os alunos dos 3°s, 4°s e 5°s anos do Ateneu Barão de Mauá, acompanhados pela diretora Prof.ª Vera Carlotti e professores, vivenciaram uma rica experiência cultural ao visitarem o Museu Casa de Portinari, localizado em Brodowski. O local, antiga residência de Candido Portinari, é um testemunho da forte conexão do artista com suas raízes e origens.

Tombada pelo Iphan em 1968 e adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo em 1969, a casa foi transformada em um museu que preserva as experiências e técnicas de Portinari em pinturas murais. Inaugurado em 1970, o complexo, composto por uma casa principal e anexos, reflete a simplicidade típica do interior.

Durante a visita, os alunos foram surpreendidos ao encontrar, por acaso, João Cândido Portinari, filho do renomado pintor, que participava de um simpósio na cidade. A diretora Prof.ª Vera Carlotti compartilhou a emocionante experiência.

"Estivemos por mais de uma hora com ele na praça em frente ao museu, interagindo com nossas crianças. Foi gratificante ver João Candido Portinari dar autógrafos, responder às perguntas das crianças e nos parabenizar pelo trabalho da escola. Essa visita não apenas enriqueceu o repertório cultural dos alunos do Ateneu, mas também proporcionou um encontro único com a história e a arte que moldaram a identidade cultural do Brasil, por meio do legado imortal de Candido Portinari”, comenta Vera.

Postada em 12/12/2023 por Rogéria Carla Gamba Garcia
Jornalista: Rogéria Garcia
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
05 dezembro 2022

O Ateneu Barão de Mauá realizou o Festival Aquático, no dia 26 de novembro, com o objetivo de mostrar aos familiares dos alunos o que aprenderam nas aulas de Natação, que são desenvolvidas de forma lúdica e segura. O evento contou com a participação de crianças e adolescentes do Maternal ao Ensino Médio.

Notícias
08 outubro 2021

Os alunos do 7º ano C do Ateneu Barão de Mauá, assistiram a uma palestra com o capitão do Corpo de Bombeiros, Glauco Castilho Rossi, pai do estudante Lucas Carniel Rossi. Na ocasião, o convidado falou sobre incêndios florestais, poluentes gerados pela combustão e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O evento aconteceu no dia 30 de setembro, no Ateneu Fundamental II.

Notícias
08 fevereiro 2021

Em um mundo cada vez mais globalizado, o conhecimento (em diversas áreas) e o raciocínio lógico são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades que serão usufruídas tanto na vida pessoal como na profissional. É nesse sentido que a tecnologia ganha espaço nas salas de aula.